Pular para o conteúdo

Qualidade é subjetiva, o importante é entregar!

11 de março de 2014

Me incomodo de mais com o cenário atual de desenvolvimento de software brasileiro.

Você com certeza já escutou alguma dessas frases:

  • “Faz de qualquer jeito, o que importa é entregar!”
  • “Faz o que o cliente pediu mesmo não sendo o melhor.”
  • “O cliente não pediu por qualidade.”

Recentemente venho discutindo com alguns amigos sobre qualidade de software e infelizmente a percepção comum é que o interesse que rege esse conceito é único e exclusivamente Comercial.

E a preocupação com acessibilidade dos sistemas? E a preocupação com a qualidade? Se o software é seguro? Se o software aguenta uma carga de dados grande? Se o software é usual? Quem liga para essas coisas? afinal o cliente não pediu nada disso.

Agora me respondam uma pergunta. Está certo?

“Ah André mas você é muito jovem, ainda vai descobrir que não tem como fazer as duas coisas ao mesmo tempo.”

Bingo! Então devo continuar fazendo meu trabalho feliz, fazendo as coisas erradas porque assim que tem que ser 🙂

NÃOOOO! Está erradoooooo!

Convenhamos, com certeza a empresa precisa de lucro para sobreviver. Mas para isso tem que fazer um trabalho porco?

Infelizmente 99% das pessoas que estão a frente das empresas não gostam do que fazem. Só ligam pro faturamento.

Empresários que só visam dinheiro, pensem comigo. Esse é um cenário ainda inexplorado no Brasil. Essa é uma oportunidade de negócio. Se você passar a ser reconhecido pelo seu trabalho bem feito de qualidade, que traz retorno de valor para o cliente, isso não será um diferencial? Claro que sim! Você inclusive vai poder cobrar a mais por isso, pelo seu trabalho de qualidade. Porque pagamos caro pelos produtos da Apple? Porque sabemos que toda a qualidade diferenciada dos produtos da Apple geram valor no final. E os seus produtos, geram valor para os clientes? ou  só “Faz o que o cliente quer pra liberar logo?”. Quantas vezes já escutamos isso não é mesmo?

Esses dias escutei que a qualidade de software é subjetiva. Se o cliente aceita o produto é porque o produto serve para o cliente. Aqui entra um outro ponto. O cliente não sabe o que quer no que diz respeito a tecnologia. O cliente sabe do negócio e quer que o sistema atende as necessidades do negócio. Se o sistema atende ao negócio, está tudo bem. Então porque tem gente que compra aparelhos da Apple? Porque não compra um ching-ling qualquer que atende as suas necessidades?

Eu sei que isso não vai mudar. Que vai continuar existindo empresas que trabalham da mesma forma. E tudo bem, sempre vai ter cliente. Mas e a empresa que faz um trabalho exepcional, cade? a Apple do desenvolvimento de software? Existe? Onde?

From → Programação

Deixe um comentário